terça-feira, 11 de agosto de 2009

Os Três Crivos

Os três crivos
Certa feita, um homem esbaforido achegou-se a Sócrates e sussurrou-lhe aos seus ouvidos:
- Escuta, na condição de teu amigo, tenho alguma coisa muito grave para dizer-te, em particular...
Espera!
- ajuntou o sábio prudente
- já passastes o que me vai dizer pelos três crivos?
-Três crivos?
- perguntou o visitante, espantado,
- Sim, meu caro amigo, três crivos, Observemos se tua confidência passou por eles.
O primeiro é o crivo da verdade.
Guardas absoluta certeza quanto aquilo que pretendes comunicar?
-Bem
- ponderou o interlocutor
- assegurar mesmo, não posso...
Mas ouvi dizer e...então...
- Exato,
Decerto peneiraste o assunto pelo segundo crivo, o da bondade.
Ainda que não seja real o que julga saber, será pelo menos bom o que me queres contar?Hesitando, o homem replicou:
- Isso não...
Muito pelo contrário...
- Ah - tornou o sábio
- então recorramos ao terceiro crivo,o da utilidade, e notemos o proveito do que tanto te aflige.
-Útil?
- aduziu o visitante ainda agitado
- útil não é...
- Bem
- rematou o filósofo num sorriso
se o que tens a confiar não é verdadeiro, nem bom e nem útil, esqueçamos o problema e não te preocupes com ele, já que nada valem casos sem edificação para nós!...
Aí está, meu amigo, a lição de Sócrates, em questão de maledicências...

Bjs no ♥ (*_*)
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário: