domingo, 1 de fevereiro de 2009

Téc. em Enfermagem

Ontem fez um ano que terminei o curso Téc. em Enfermagem.
Foi uma experiência da qual nunca vou em esquecer.
Enfermagem é amor, é dedicação, é doação.
Quando estava fazendo os estágios, eu vi muitas coisas e aprendi cada vez mais dar valor na minha vida.
Os pacientes que estão ali necessitam de amor, carinho, atenção.
A dor e a doença me fizeram ver o quão frágeis somos.
Quando estava terminado os estágios fui p/ Clínica médica, lá conheci um paciente com queimaduras em 70% do corpo...nunca tinha visto um queimado...assim. Ele estava sobre o efeito de morfina, já era uma senhor...mas apresentava bem forte. Eu estava junto com outra enfermeira da clínca, demos o banho no leito e depois foi a fez do curativo....essa cena nunca saiu da minha cabeça.....foi preciso 04 pessoas p/ fazer o curativo que é uma téc. estéril, a enfermeira padrão pedi que eu segurasse o braço do lado direito, como ele estava com faixas eu não tinha noção dos ferimentos.....em cada desenrolar da faixa eu rezava em pensamento, foi uma queimadura muito grave e provavelmente ele teria q passar por muitas cirurgias....ele olhava nos meus olhos como se quiser falar algo e eu ali rezando, pedindo a DEUS que o curasse...ele então me olhava e chorava, as enfermeiras falaram q ele tinha gostado de mim, mais não foi isso mesmo sem poder falar por causa dos remédios ele sabia q eu estava rezando, ele lia meus pensamentos, qdo tudo terminou, fui alimenta-lo com um mingau, graças a DEUS consegui q ele se alimentasse bem, em um momento ele segurou firme na minha mão e chorou feito criança, eu então falei muitas palavras de conforto e ele se acalmou...qdo fui embora entrei no quarto p/ me despedir dele e lá estava em um sono de paz de tranqüilidade. Esse paciente de alguma maneira me marcou e mudou a minha forma de ver o mundo.
Todos acham que sou forte é realmente sou quando de trata de ajudar ao próximo, eu enfrento qualquer coisa (medo) p/ salvar uma vida.
Estudar enfermagem foi uma missão que eu tinha que cumprir.
Eu não exerço a profissão, sou secretária há 11 anos, gosto da parte administrativa, mas nunca sabemos o que DEUS tem reservado p/ nós.
Hoje eu agradeço aos amigos que fiz no hospital (foram meus amigos de curso tb), em especial a Camila, Margô, Edmo e a Sueli...Sú minha amiga o que seria de mim sem você. O cuidado que você e a Gildete tiveram comigo o ano passado quando meu irmão sofreu o acidente de moto (me confortando, me trazendo palavras de incentivos)....só mesmo uma irmã p/ me ajudar como você fez...obrigada por todo carinho e pelos cuidados até hj.
A todas as (os) enfermeiras (os) que são pessoas guerreiras.
Beijos Jú (^_^)
Se me perguntares o que eu mais gosto de fazer nos cuidados de enfermagem, sem dúvida nenhuma eu respondo que gosto de limpar feridas, levar alívio p/ dores sejam do corpo como da alma.

Nenhum comentário: