quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Viagem Mariana / Ouro Preto - MG

No último feriadão estive fora alguns dias. Fiz uma pequena viagem até Mariana e Ouro Preto/MG. Conheci lugares lindo. Era como se eu estivesse dentro de um livro de história. Todas aquelas Igrejas e paisagens que só então eu tinha visto nas páginas dos livros, estava ali bem diante dos meus olhos.
Fiquei mais em Mariana (minha prima mora lá), fizemos o passeio da Maria Fumaça (p/ mineiros o famoso TREM....rs.), uma hora de viagem até Ouro Preto. Valor da passagem só ida R$ 18,00 ida e volta R$ 35,00. O mesmo trem vai até a cidade de Tiradentes. Não é dificil falar que fiquei de boca aberta com o passeio a visão que você tem é verdadeiramente deslumbrante...o que mais me chamou atenção foi uma lagoa em formato de coração, as lindas cachoeiras e os três túneis que encontramos pela frente.
Em Ouro Preto, encontrei muita ladeira e todas as casas com suas fachadas coloridas e enfeitadas com flores...aliás o colorido me chamou muito atenção nas duas cidades em Mariana era como se eu estivesse na França. Outra coisa que me chamou a atenção foram as repúblicas em Ouro Preto, visitei uma Igreja na rua do sabão onde fica também a feira de sabão...gente escorrega mesmo então o melhor é ir de tênis....rs....lá tirei uma foto que parece cartão postal...por falar em fotos foram quase 1000 fotos....rs..ainda não tive tempo para postar todas no Orkut....rs. P/ voltar p/ Mariana viemos de ônibus valor da passagem R$ 2,65 são 20 minutos até Mariana.

Voltando a Mariana, conchemos a Mina da Passagem, em Passagem de Mariana, localizada a cinco quilômetros da cidade. é uma das pouquíssimas minas de ouro abertas à visitação no Brasil, guardando segredos e mistérios que encantam a todos. A descida para as galerias subterrâneas se faz através de um trolley, num percurso de 315 metros, chegando a 120 metros de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago natural. No interior da mina a temperatura é estável, entre 17 e 20 graus centígrados em qualquer época do ano. Suas galerias têm cerca de 30 quilômetros de extensão, ligando subterraneamente Ouro Preto e Mariana. Desde sua fundação - início do século XIX - até 1984, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro. Não é preciso muito esforço para recriar na imaginação o bater ruidoso das picaretas, o vozerio dos mineiros e o explodir de pólvora no seu interior.
No nosso último dia, conhecemos a Cachoeira de Brumado distrito a 22 quilômetros do centro de Mariana. Além de bucólico, o lugar também é muito conhecido por seu artesanato em pedra-sabão, sisal, talhas e tapeçaria.
Voltei a Uberlândia já com saudade dos dias lindos que vivi na presença dos meus primos.
Maria Helena e Alex , obrigada pelo convite....amei tudo.
P.S.: dica de viagem p/ quem gosta de conhecer um pouco mais sobre a nossa história.
Bjs no ♥ (*_*)
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

2 comentários:

ValeriaC disse...

Que passeio maravilhoso querida...não conheço estas riquezas culturais...quem sabe um dia vou conhece-las....
Oh minha flor...que voce fique bem logo viu? Fique com meu carinho e beijinhos...
Valéria

Cris Li disse...

Minas é uma delícica mesmo!!!
Que bom que vc descansou bastante, Ju!
Bjs